Trilhas de aprendizagem dinâmicas, flexíveis e adaptativas com foco no desenvolvimento de competências
Num cenário de estudantes com perfil dinâmico e digital e novas formas de aprender, decididamente não podemos mais ter a sala de aula no formato em que o professor fica lá na frente, enquanto os estudantes permanecem sentados, passivamente recebendo o conteúdo.
A educação precisa proporcionar experiências completas de aprendizagem, tirando o estudante da situação passiva e colocando-o como protagonista.
É dentro desse contexto que surge o Método SALA7, que nada mais é do que a implementação de uma Trilha de Aprendizagem dinâmica, flexível e adaptativa.
Sua sequência integrada e estruturada de atividades tem como finalidade proporcionar a melhor experiência possível de aprendizagem e, por conseguinte, o desenvolvimento de competências socioemocionais e específicas.
Qual o objetivo do Método SALA7?
Com o encadeamento de disciplinas sendo ministradas de acordo com a implementação das Trilhas de Aprendizagem, o que se busca é a construção de currículos que objetivem o desenvolvimento de competências.
Isso se traduz em ementas e objetivos que não apontam mais somente para os assuntos que precisam ser ensinados e, sim, o que o estudante deverá saber fazer ao concluir cada disciplina ou um conjunto delas.
Outro fato importante são as avaliações. Além de contínuas, também devem contemplar aspectos práticos e teóricos, a fim de verificar o quanto um estudante está preparado para resolver problemas em sua profissão.
Mesmo em situações desconhecidas, espera-se que os estudantes consigam levantar hipóteses e localizar os conceitos que mais se enquadram no contexto, a fim de aplicá-los com eficiência.
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Para saber mais sobre metodologias ativas no ensino da Engenharia, conheça aqui o livro “Uma Nova Sala de Aula é Possível – Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia”.
Fonte: GEN Exatas