Objetivo
Capacitar docentes na construção e implementação de planos de aula engajados, de acordo com a premissa da sala de aula invertida e das principais estratégias e métodos de aprendizagem ativa, no que diz respeito aos ensinos presencial, híbrido e a distância.
Público-alvo
Professores de ensino presencial, híbrido ou a distância, tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.
Metodologia
A capacitação docente será conduzida em 3 momentos (estudo prévio, atividades presenciais e atividades pós-presenciais).
Estudo prévio: os docentes a serem capacitados farão atividades de leitura programada, por meio de material roteirizado do livro-texto “Uma Nova Sala de Aula é Possível” (Gabriel Elmor et Alii, LTC).
Atividades presenciais: palestras, discussões e oficinas de capacitação docente.
Atividades pós-presenciais: podem ser feitas de forma síncrona e assíncrona. Na forma síncrona, o acompanhamento da implementação dos planos de ensino e suas respectivas trilhas de aprendizagem é feito por videoconferências, com discussão e resolução de dúvidas. Na forma assíncrona, o acompanhamento é feito por tutoria em ambiente virtual.
Material didático de apoio: incluído.
Carga horária
A carga horária pode ser customizada de acordo com a necessidade do cliente, que irá apontar a carga horária de cada evento presencial ou não presencial conforme supracitado.
O estudante do século XXI |
Fundamentos de aprendizagem ativa |
Sala de aula invertida |
O modelo híbrido e a aprendizagem ativa |
Estratégias e métodos de aprendizagem ativa potencializadores da sala de aula invertida: descrição e exemplos de aplicação |
Avaliação: processo contínuo e formativo |
O planejamento das aulas e os resultados de aprendizagem |
A aprendizagem ativa e o ensino superior |