Scroll to top

Capacitação em Metodologias Ativas Aplicadas ao Ensino de Engenharia

Objetivo

Como realizar, nos cursos de Engenharia, a transição da sala de aula tradicional para a nova sala de aula? O curso de Capacitação em Metodologias Ativas foi idealizado para que os docentes compreendam o novo cenário da educação e implementem as mudanças necessárias. A capacitação está baseada nas boas práticas das principais metodologias ativas de ensino, como Problem-Based Learning (PBL), Team Based Learning (TBL), Project Based Learning (PBL), Gamificação, The Jigsaw Classroom, todas desenvolvidas a partir da premissa da sala de aula invertida.
A capacitação é conduzida pelo professor Gabriel Elmôr Filho, D.Sc., ex-pró-reitor e atual professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), além de consultor no GEN | LTC Editora, e sua equipe.

  • O IME utilizou os Cursos em Videoaulas produzidos pelo GEN | LTC Editora para compor uma trilha de aprendizagem. Houve um aumento expressivo na média geral dos alunos ao fim do semestre.
  • O Instituto Presbiteriano Mackenzie desenvolveu um projeto de nivelamento de Matemática com trilha de aprendizagem baseada na sala de aula invertida. Ao final, 100% dos estudantes que participaram do projeto foram aprovados na disciplina de Cálculo I.
Cenário atual: educação na era da disrupção
Introdução sobre as principais metodologias ativas (melhores práticas)
Apresentação de exemplos de objetos educacionais
Aplicação de objetos educacionais nas metodologias ativas
Casos práticos/resultados