Scroll to top

Curso Online Aprendizagem Ativa

Objetivo

Capacitar docentes na construção de planos de aula engajados, de acordo com a premissa da sala de aula invertida e das principais estratégias e métodos de aprendizagem ativa, no que diz respeito aos ensinos presencial, híbrido e a distância. Ao final do curso os docentes estarão aptos a implementarem a metodologia em suas disciplinas.

Público-alvo

Professores de ensino presencial, híbrido ou a distância, tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

 

Carga horária

Carga horária compatível com 40 horas.

 

Regras de acesso

O acesso às aulas online ficará disponível durante 180 dias, a partir da data de confirmação do pagamento.

 

Professor instrutor

Gabriel Elmôr – D.Sc.

Engenheiro graduado e acadêmico de longa data no Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em Ciência e em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência marcante em EAD e Metodologias Ativas, onde vêm orientando seus planos de ensino com as melhores práticas das principais estratégias e métodos de aprendizagem ativa, contemplando aspectos de personalização onde o percurso de aprendizagem se adapta de acordo com as dificuldades ou virtudes dos estudantes. Tem ministrado palestras e oficinas de capacitação docente relacionadas aos temas de Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Metodologias Ativas e Implementação da nova Sala de Aula. Atualmente é professor do IME e Consultor Educacional e Conselheiro do Grupo GEN, onde é responsável pela concepção de objetos educacionais online e pelo programa de capacitação docente.

 

Metodologia

Os módulos do curso online são estruturados da seguinte forma:

Estudo prévio: os estudantes realizam atividades de leitura programada, por meio de material roteirizado;

Momento aula: videoaulas que tratam sobre o tema do módulo;

Momento de praticar: conteúdo dinâmico no formato e-learning, a partir do qual os estudantes podem praticar e sedimentar os conceitos previamente estudados.

As atividades do curso são assíncronas, ou seja, o estudante pode realizá-las nos dias e horários que desejar. O aluno pode também, se assim desejar, desenvolver um projeto final de curso e enviar para a análise do professor.

 

Recursos/software

O aluno necessita de acesso à internet e acessará o curso no ambiente virtual de aprendizagem.

 

Avaliação e certificação

A avaliação envolverá a conclusão integral das atividades propostas no ambiente virtual.
Obs.: O aluno que concluir as atividades no ambiente virtual terá direito a um certificado de 40 horas. No caso de também desenvolver o projeto final e nos enviar para análise, se o mesmo for considerado adequado, fará jus a um incremento de 20 horas, ou seja, uma certificação de 60 horas.

A sala de aula tradicional e a necessidade de mudança
Aprendizagem ativa e a absorção do conhecimento
Os princípios norteadores da nova sala de aula
Como os ensinos presencial, híbrido e a distância se relacionam com a Sala de Aula Invertida e as Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa
As diferentes estratégias e métodos de aprendizagem ativa que potencializam a sala de aula invertida
Como elaborar um plano de ensino que reúna as melhores práticas das principais estratégias e métodos de aprendizagem ativa
Exemplos de Implementações
Conclusões e proposição do Trabalho Final de Curso

1 – ELMÔR FILHO, G.; ZANOL SAUER, L.; NUNES DE ALMEIDA, N.; VILLAS BOAS, V. Uma Nova Sala de Aula é Possível: Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

2 – ARAÚJO LEAL, E.; MIRANDA, G; CASA NOVA, S. Revolucionando a Sala de Aula. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.

3 – BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

4 – MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

5 – BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.

6 – MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010.

7 – MATTAR, João. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.