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Introdução à Filosofia

Objetivo

O curso tem como principais objetivos:

  • apresentar reflexões e discussões sobre conceitos-chave da tradição filosófica, indicando sua importância para o desenvolvimento de nossa tradição em uma perspectiva interdisciplinar;
  • possibilitar que o aluno discuta criticamente a formação da tradição e suas crises transformadoras
  • fornecer subsídios para que o aluno articule essas questões com sua área de conhecimento e de formação

PÚBLICO-ALVO

Estudantes de todos os cursos de graduação que tenham Filosofia na grade curricular.

MODALIDADE

Pode ser aplicada como disciplina totalmente a distância ou como material de referência na modalidade presencial ou híbrida.
Oferece certificação.

CARGA HORÁRIA

20 horas

OBJETOS DE APRENDIZAGEM

  • Videoaulas
  • Textos complementares em PDF referentes aos conteúdos de cada aula
  • Sugestões de leitura
  • Exercícios discursivos de autoavaliação/fórum (dependendo da formatação de venda do produto)
  • Linha do tempo ao final de cada módulo, para recapitular de forma cronológica os principais marcos históricos

Dr. Danilo Marcondes

É bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Filosofia pela mesma universidade e doutor em Filosofia pela University of St. Andrews. Foi directeur d’études associé na Maison dês Sciences de l’Homme (Paris, França, 2008), visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA (2009) e professeur invité na Université de Paris-X (janeiro-fevereiro 2011). É professor associado da Universidade Federal Fluminense e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da North American Association for the History of the Languages Sciences (2010-2012). Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem (pragmática e análise do discurso), história do ceticismo na filosofia moderna e ética aplicada. Foi coordenador da área de Filosofia/Teologia na Capes (2011-2014) e do projeto interdisciplinar Ética e Realidade Atual, com financiamento da Finep/Faperj/Cnpq (www.era.org.br). Exerce desde 2014 a Coordenação de Internacionalização na PUC-Rio junto à reitoria. Autor de Iniciação à História da Filosofia (Rio, Zahar, 2016, 15. ed.), As armadilhas da linguagem (Rio, Zahar, 2017), dentre outras obras.

Dra. Rachel Nigro

Dra. Rachel Nigro
É bacharel em Direito e Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre e doutora em Filosofia pela mesma universidade. Atua como professora de Introdução ao Direito desde 1999 e atualmente é vinculada aos departamentos de Direito e Filosofia, ministrando disciplinas introdutórias ao Direito e ao ensino da Filosofia. Também é vinculada à coordenação de pós-graduação (CCE) no curso de Filosofia Contemporânea, ministrando a disciplina Teoria Crítica, e em outros cursos de especialização na área de Ética e Compliance. Tendo como eixo de interpretação a Filosofia Pragmática da Linguagem, mantém pesquisas na interface entre Direito, Ética, Filosofia e Educação, abordando temas como: ensino da Filosofia, Estado de Direito e democracia constitucional, interpretação jurídica, ativismo judicial e o papel do Judiciário na proteção de direitos fundamentais. Entre 2010 e 2016, participou do grupo ERA – Ética e Realidade Atual -, projeto institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro coordenado pelo professor Danilo Marcondes e voltado para a produção e divulgação de conteúdo acadêmico sobre Ética e Filosofia pelo site www.era.org.br.

Módulo 1 – Conhecimento, ciência e inovação
Aula 1 – Introdução do módulo
Aula 2 – As origens da filosofia
Aula 3 – Racionalismo, método e as primeiras escolas de filosofia
Aula 4 – O problema do conhecimento em Platão: a Alegoria da Caverna
Aula 5 – Representação gráfica da Alegoria da Caverna
Aula 6 – Aristóteles: ciência e metafísica. O primeiro grande sistema de conhecimento
Aula 7 – Lógica e método científico
Aula 8 – Lógica e método científico: Teoria do Silogismo e indução
Aula 9 – A revolução científica moderna
Aula 10 – Descartes e Galileu: o desenvolvimento da ciência moderna – racionalismo
Aula 11 – Francis Bacon e o início da tradição empirista
Aula 12 – A revolução científica contemporânea
Módulo 2 – Ética e filosofia política
Aula 1 – Introdução do módulo
Aula 2 – O experimento político da democracia grega
Aula 3 – As origens e instituições da democracia ateniense
Aula 4 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte I
Aula 5 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte II
Aula 6 – O contexto do renascimento: o humanismo e o “momento Maquiavel”
Aula 7 – Teoria do Estado e soberania
Aula 8 – Thomas Hobbes e o leviatã
Aula 9 – O conceito de liberalismo
Aula 10 – John Locke
Aula 11 – Montesquieu e a tripartição dos poderes
Aula 12 – O iluminismo e as revoluções liberais
Aula 13 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX – Parte I
Aula 14 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX – Parte II
Aula 15 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX – Parte III
Aula 16 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: – crise da democracia liberal – Parte I
Aula 17 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: crise da democracia liberal – Parte II