Objetivo
O curso tem como principais objetivos:
apresentar reflexões e discussões sobre conceitos-chave da tradição filosófica, indicando sua importância para o desenvolvimento de nossa tradição em uma perspectiva interdisciplinar;
possibilitar que o aluno discuta criticamente a formação da tradição e suas crises transformadoras
fornecer subsídios para que o aluno articule essas questões com sua área de conhecimento e de formação
PÚBLICO-ALVO
Estudantes de todos os cursos de graduação que tenham Filosofia na grade curricular.
MODALIDADE
Pode ser aplicada como disciplina totalmente a distância ou como material de referência na modalidade presencial ou híbrida.
Oferece certificação.
CARGA HORÁRIA
20 horas
OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Videoaulas
Textos complementares em PDF referentes aos conteúdos de cada aula
Sugestões de leitura
Exercícios discursivos de autoavaliação/fórum (dependendo da formatação de venda do produto)
Linha do tempo ao final de cada módulo, para recapitular de forma cronológica os principais marcos históricos
Dr. Danilo Marcondes
É bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Filosofia pela mesma universidade e doutor em Filosofia pela University of St. Andrews. Foi directeur d’études associé na Maison dês Sciences de l’Homme (Paris, França, 2008), visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA (2009) e professeur invité na Université de Paris-X (janeiro-fevereiro 2011). É professor associado da Universidade Federal Fluminense e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da North American Association for the History of the Languages Sciences (2010-2012). Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem (pragmática e análise do discurso), história do ceticismo na filosofia moderna e ética aplicada. Foi coordenador da área de Filosofia/Teologia na Capes (2011-2014) e do projeto interdisciplinar Ética e Realidade Atual, com financiamento da Finep/Faperj/Cnpq (www.era.org.br). Exerce desde 2014 a Coordenação de Internacionalização na PUC-Rio junto à reitoria. Autor de Iniciação à História da Filosofia (Rio, Zahar, 2016, 15. ed.), As armadilhas da linguagem (Rio, Zahar, 2017), dentre outras obras.
Dra. Rachel Nigro
Dra. Rachel Nigro
É bacharel em Direito e Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre e doutora em Filosofia pela mesma universidade. Atua como professora de Introdução ao Direito desde 1999 e atualmente é vinculada aos departamentos de Direito e Filosofia, ministrando disciplinas introdutórias ao Direito e ao ensino da Filosofia. Também é vinculada à coordenação de pós-graduação (CCE) no curso de Filosofia Contemporânea, ministrando a disciplina Teoria Crítica, e em outros cursos de especialização na área de Ética e Compliance. Tendo como eixo de interpretação a Filosofia Pragmática da Linguagem, mantém pesquisas na interface entre Direito, Ética, Filosofia e Educação, abordando temas como: ensino da Filosofia, Estado de Direito e democracia constitucional, interpretação jurídica, ativismo judicial e o papel do Judiciário na proteção de direitos fundamentais. Entre 2010 e 2016, participou do grupo ERA – Ética e Realidade Atual -, projeto institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro coordenado pelo professor Danilo Marcondes e voltado para a produção e divulgação de conteúdo acadêmico sobre Ética e Filosofia pelo site www.era.org.br.
Módulo 1 – Conhecimento, ciência e inovação |
Aula 1 – Introdução do módulo |
Aula 2 – As origens da filosofia |
Aula 3 – Racionalismo, método e as primeiras escolas de filosofia |
Aula 4 – O problema do conhecimento em Platão: a Alegoria da Caverna |
Aula 5 – Representação gráfica da Alegoria da Caverna |
Aula 6 – Aristóteles: ciência e metafísica. O primeiro grande sistema de conhecimento |
Aula 7 – Lógica e método científico |
Aula 8 – Lógica e método científico: Teoria do Silogismo e indução |
Aula 9 – A revolução científica moderna |
Aula 10 – Descartes e Galileu: o desenvolvimento da ciência moderna – racionalismo |
Aula 11 – Francis Bacon e o início da tradição empirista |
Aula 12 – A revolução científica contemporânea |
Módulo 2 – Ética e filosofia política |
Aula 1 – Introdução do módulo |
Aula 2 – O experimento político da democracia grega |
Aula 3 – As origens e instituições da democracia ateniense |
Aula 4 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte I |
Aula 5 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte II |
Aula 6 – O contexto do renascimento: o humanismo e o “momento Maquiavel” |
Aula 7 – Teoria do Estado e soberania |
Aula 8 – Thomas Hobbes e o leviatã |
Aula 9 – O conceito de liberalismo |
Aula 10 – John Locke |
Aula 11 – Montesquieu e a tripartição dos poderes |
Aula 12 – O iluminismo e as revoluções liberais |
Aula 13 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX – Parte I |
Aula 14 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX – Parte II |
Aula 15 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX – Parte III |
Aula 16 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: – crise da democracia liberal – Parte I |
Aula 17 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: crise da democracia liberal – Parte II |