Objetivo
Orientar docentes na construção e implementação de planos de aula engajados, de acordo com a premissa da sala de aula invertida e das principais estratégias e métodos de aprendizagem ativa, no que diz respeito aos ensinos presencial, híbrido e a distância.
Público-alvo
Professores de ensino presencial, híbrido ou a distância, tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.
Metodologia
A palestra é conduzida de forma dinâmica, introduzindo inicialmente os conceitos e a importância dos princípios norteadores da nova sala de aula, prosseguindo com sua organização a partir do poder da inversão e como as estratégias e métodos de aprendizagem ativa podem potencializá-la. Apresentam-se os novos papéis do professor e do aluno, a partir de casos práticos que serão estudados cuidadosamente, mostrando o passo a passo de suas implementações. Além disso, explica-se como os docentes podem implementar planos de aula que reúnem, em uma única trilha de aprendizagem, as melhores práticas das principais metodologias ativas e como tudo isso se relaciona com as modalidades de ensinos presencial, híbrido e a distância.
Material didático de apoio: incluído.
Carga horária
2 horas, incluindo questões e debate.
Cenário atual: educação na era da disrupção |
Introdução sobre as principais metodologias ativas (melhores práticas) |
Apresentação de exemplos de objetos educacionais |
Aplicação de objetos educacionais nas metodologias ativas |
Casos práticos/resultados |