Scroll to top

Cinco estratégias para sua IES potencializar a formação do estudante


Sem comentários

A formação do estudante de hoje é um verdadeiro desafio. Motivação, didática atualizada, condições socioeconômicas, qualidade dos materiais didáticos, entre outros, são fatores que interferem no processo educacional.

O cenário torna-se mais preocupante quando as dificuldades culminam na evasão de alunos. Em 2021, cerca de 3,42 milhões de alunos do ensino superior privado (presencial e EAD) abandonaram suas universidades, ou seja, uma taxa de 36,6% de evasão. Isso é o que aponta a projeção feita pelo Semesp (instituto que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil).

Diante desse contexto desafiador, como instituições de ensino superior (IES) podem engajar seus alunos e contribuir para sua formação?

Apesar da complexidade dessa questão, sob o viés educacional, há alguns caminhos que as IES podem seguir para potencializar o percurso formativo de seus estudantes, e o GEN pode ajudar nessa jornada.

 

Confira abaixo cinco ações estratégicas.

 

1. Aposte em conteúdos digitais

Vivemos na era digital, e a utilização de dispositivos eletrônicos, sobretudo celulares, já faz parte de nosso dia a dia. Segundo o relatório da consultoria App Annie, em 2021, brasileiros passaram, em média, 5,5 horas por dia diante de seus smartphones. Como educadores, precisamos considerar esse contexto.

Se, por um lado, a era digital trouxe desafios, por outro abriu novas possibilidades. A tecnologia pode ser uma grande aliada não apenas na educação a distância, mas também na presencial. Podemos aumentar o engajamento dos alunos ampliando e diversificando a forma como o conteúdo é apresentado, por meio de recursos como videoaulas, podcasts, e-books, mapas mentais interativos e outros. Ter um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) auxilia na disponibilização desses conteúdos e na troca de informações.

O GEN é referência de excelência em desenvolvimento de conteúdos educacionais acadêmicos e científicos. Nosso portfólio contempla soluções como trilhas de aprendizagem, atividades interativas, videoaulas, entre outras, produzidas de acordo com a necessidade da IES. Desenvolvemos, por exemplo, disciplinas on-line completas, que podem complementar a carga horária de cursos superiores nas modalidades EAD e semipresencial.

2. Tenha uma biblioteca digital

Um dos benefícios da era digital é ter acesso rápido e fácil aos conteúdos através dos dispositivos conectados à internet. Poder contar como uma biblioteca digital, além de flexibilizar os momentos de leitura pela facilidade de acesso, viabiliza para o aluno a consulta de diversas obras, em uma fonte de informação confiável.

Formada pelo consórcio entre grandes editoras acadêmicas, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros com amplo acervo de títulos técnicos e científicos para todas as áreas do conhecimento. Os catálogos estão divididos da seguinte maneira: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte.

A Minha Biblioteca ajuda a diminuir os custos com a biblioteca física e impacta positivamente a avaliação do MEC.

Sua IES pode ter acesso a ela! Clique aqui para saber mais.

 

3. Invista na formação de sua equipe

Num mundo cada vez mais marcado pela automação e inteligência artificial, é importante que as IES ofereçam experiências de aprendizagem que viabilizem tanto o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas quanto comportamentais, como criatividade, análise crítica e comunicação. De acordo com o relatório The Future of Jobs 2020 (O futuro do trabalho 2020) do Fórum Econômico Mundial, resolução de problemas, capacidade de lidar com pessoas, pensamento analítico e inovação estão entre as principais habilidades com maior demanda até 2025.

Para dar conta dessa complexidade, para além da aula expositiva-dialogada, o professor precisa ampliar sua forma de ensinar. Nesse sentido, é fundamental que as IES invistam na formação continuada de sua equipe pedagógica, oferendo subsídios a fim de que os docentes reflitam sobre suas práticas de ensino, conheçam e apliquem metodologias ativas, por contemplarem ações de ensino-aprendizagem que dão ênfase ao protagonismo e à autonomia dos alunos.

Experiências de aprendizagem significativas e engajadoras tornam-se um diferencial tanto para os estudantes quanto para as IES.

 

Clique aqui e fique por dentro das soluções do GEN voltadas para a formação docente.

 

4. Realize uma avaliação diagnóstica

A avaliação é um componente importantíssimo no processo de ensino-aprendizagem. Por envolver vários aspectos, existem diversas maneiras de avaliar, dependendo do objetivo educacional. A avaliação diagnóstica permite identificar a presença ou ausência de conhecimentos e habilidades dos alunos, o que possibilita traçar com mais precisão um percurso educacional.

Um dos recursos que o GEN oferece é o Pré-cálculo Interativo, uma plataforma interativa ideal para o nivelamento de Matemática e a redução da evasão. Essa ferramenta contempla avaliação diagnóstica inicial, trilha de aprendizagem personalizada, mapeamento com revisão do conhecimento e avaliação diagnóstica final. O Pré-cálculo Interativo apoia não somente os alunos, mas também as ações educacionais da IES.

 

5. Exercite a empatia

Em resumo, empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Considerando o contexto educacional, para entender as necessidades dos alunos, é importante criar espaços em que eles se sintam confortáveis para expor suas ideias, questões e dúvidas. Assim, como educadores, podemos ter insights e desenvolver soluções educacionais significativas nesse sentido.

Por exemplo, a seleção do conteúdo e da mídia digital, a indicação de um livro ou a escolha de qual metodologia ativa adotar passam pelo olhar empático sobre os alunos, a fim de identificar suas reais necessidades, e contribuem para um ensino-aprendizado de forma mais afetiva, assertiva e horizontalizada.

 

Quer proporcionar experiências educacionais transformadoras?

O GEN dispõe de uma equipe preparada para isso! Vamos juntos?

Nossa expertise em conteúdo e soluções educacionais já levou diversas instituições de ensino a alcançarem resultados de sucesso.

Clique aqui e conheça nosso portfólio.

Posts Relacionados

Postar um comentário